ADKAR

ADKAR é um modelo de Gestão de Mudanças que foi desenvolvido por Jeff Hiatt, após extensas pesquisas realizadas com empresas em diversos países.

Ao invés de focar em um nível organizacional, o modelo foca no nível individual, entendendo que resistências individuais a possíveis mudanças podem ser um verdadeiro dificultador das mudanças organizacionais. Principais desafios da gestão de mudanças:

ADKAR é, na verdade, um acrônimo de cinco palavras em inglês que fazem relação com comportamentos individuais e traz a reflexão de como facilitar a implementação de uma mudança organizacional. Elas são:

mudança organizacional - adkar

Uma sugestão para é rodar o modelo da seguinte forma:

Awareness (consciência): Etapa inicial onde deve-se trazer à tona perguntas que mostrem a importância que as mudanças trazem ao profissional, é tornar as pessoas conscientes. Etapa ótima para gerar engajamento no processo.

Desire (desejo): Segunda etapa destinada a trabalhar a motivação com base no que foi coletado na etapa anterior. O fator motivador ajuda a manter a vontade ativa, mesmo quando as adversidades e dificuldades aparecerem. Levantar perguntas sobre quais devem ser as motivações necessárias para fazer o que precisa ser feito para a mudança acontecer.

Knowledge (conhecimento): é a etapa de de mostrar o caminho para obtenção de um objetivo. A mudança não irá ocorrer se as pessoas não tiverem clareza sobre “como” fazer a mudança acontecer. Um plano concreto de mudança será necessário.

Ability (habilidade): É a etapa de colocar as mãos na massa. A efetividade da mudança ocorre quando se coloca em prática os conhecimentos adquiridos.

Reinforcement (reforço): é a etapa de dispor ferramentas para que ninguém desista no meio do caminho. Uma das grandes resistências à mudança é o hábito, sobretudo porque ele nos traz segurança. Sair do hábito, em muitos momentos, pode nos deixar inseguros ou se sentindo vulneráveis. 

Lidar com mudanças é complexo, espero que esse modelo te ajude de alguma maneira.