Bem-Vindos ao Agile th…Pink…ing!

Nosso blog nasceu em uma cafeteria em botafogo, no Rio de janeiro. Eu (Carla), Fabi e Jacque costumávamos nos encontrar lá para conversar sobre amenidades, mas acabávamos sempre falando sobre nossos Times, a natureza dos projetos, os problemas que passávamos e soluções que encontrávamos, e no meio dessas conversas sempre surgiam vários insights.

Em paralelo algo me chamou atenção: A Falta de voz feminina na Agilidade. A maioria das nossas referências são masculinas, os livros, aos artigos, as publicações, os Trainers. Vemos muitas mulheres trabalhando efetivamente no mercado, mas muito poucas com voz ativa. Nos cursos e eventos, o público ainda é majoritariamente masculino.

Hoje já é possível encontrar várias organizações que incentivam a presença da mulher na tecnologia em geral, mas especificamente na comunidade ágil essa movimentação ainda é um pouco tímida. No site PayScale a estimativa é que o percentual de mulheres trabalhando como Scrum Master nos EUA seja de 36% em relação aos homens, e como Agile Coach esse percentual cai para 30%. Além disso a diferença salarial pode chegar a mais de 10% por ano, dependendo do cargo e da empresa. Parece pouco? Mas não é.

Então ao invés de ficarmos apenas nos lamuriando, resolvemos mostrar que também somos boas no que fazemos! Criamos esse espaço para que mulheres que gostam de trabalhar com ágil e que querem passar seus conhecimentos adiante, possam ter um canal para essa comunicação. E para todos que querem entrar nesse mundo possam aprender um pouquinho com as nossas experiências.

Nosso espaço, apesar de ser feito só por mulheres, não se destina somente a elas. Colaborações e ideias vindas do sexo oposto também são muito bem-vindas. Queremos estimular o empoderamento feminino no mundo Agile, mas queremos fazer isso de forma colaborativa e estimular a troca constante.