Canais sensitivos e a comunicação
Na teoria da PNL (Programação Neurolinguistica) as pessoa dispõem de canais sensitivos para entender o mundo, para se relacionar com as pessoas e com o ambiente. E isso também se reflete na comunicação e nos estilos de aprendizagem.
Existe nas pessoas a predominância de uns sentidos sobre os outros. Cada pessoa desenvolve mais um canal. Os canais são:
Mas para que eu agilista preciso saber disso?
O agilista que identifica o perfil de comunicação dos membros do time, pode fazer muito mais pelo time que atua. Pois nós somos Coach e mentores, além de agente de mudanças.
É evidente que precisamos ter esse conhecimento e entendimento, para aplicar individuamente com cada membro, o formato que melhor faça ele entender as questões de: agilidade, de processos, de gestão etc, seja em bate papos ou em one a one por exemplo.
Como interagir com o auditivo:
Ter um tom de voz firme, muita atenção ao que ele diz. Palavras-chave: manual, procedimento, números exatos, informações verbais e precisas.
Como interagir com o visual:
Ele adora novidades e experimentar tudo que é novo. Para conquistá-lo de vez é necessário falar de forma entusiasmada, mostrar imagens, fazer gestos ao falar, ajudá-lo a sentir o resultado que se deseja trazer ou agregar. Palavras-chave: imagens, gestos, novidades, som e sensações.
Como interagir com o cinestésico:
Quando você agendar um compromisso com alguém cinestésico é sempre aconselhável ligar minutos antes do encontro, ele normalmente atrasa ou esquece-se do seu compromisso. Palavras-chave: tempo, sensações, contato, confiança.
Mas e no momento de coletividade?
Quando vemos uma apresentação logo nos vem à mente a parte visual – sabemos que mais de 50% das pessoas são mais sensíveis a esse sentido.
Mas devemos também lembrar que a linguagem verbal (auditivos) e não verbal (visual e cinestésicos) que chega até as pessoas através do apresentador, é fundamental para o entendimento da mensagem.
Na hora de nos apresentarmos devemos levar em conta não só a parte visual e auditiva, mas como nossa plateia irá “sentir” (Cinestésicos) nossa apresentação. Aqui tem relação com a experiência como um todo.
Portanto, além da parte visual precisar estar clara – cores e formas se combinando harmoniosamente, sem complicações e excessos; nossos gestos e expressão verbal também precisam ser corretos, pausados e a voz ter bom volume e dicção.
Além disso, sempre que possível faça com que seu público interaja, faça dinâmicas, games etc.
Em conclusão, em suas apresentações utilize vários fatores que atendam os multiplos canais sensitivos possibilitando impactar a maior quantidade de membros possíveis.
Fontes:
http://malu-neves.blogspot.com/2011/08/voce-e-visual-auditivo-ou-sinestesico
https://www.casulo.com.br/trabalhando-com-os-sentidos-nas-apresentacoes-corporativass
Informações sobre a autora: Jacqueline Viana é Agile Master por amor.