Cronotipo e os times ágeis
A pesquisa do Dr. Michael Breus especialista em ciência do sono, foi publicada no livro chamado “O Poder do Quanto’, e aborda o tema cronotipo do sono.
Resumindo, cada pessoa tem um momento ideal para adormecer e para acordar, e não necessariamente é a noite, pois existe um ritmo biológico personalizado para cada indivíduo.
Quando você não dorme no momento em que seu corpo deseja, ou seja, sua noite biológica, você não dorme tão bem, ou dorme menos. Dessa forma, isso acarreta o cenário não só para a fadiga, mau desempenho no trabalho e os erros, além de problemas de saúde.
Tipos de cronotipos:
No livro fala sobre 4 tipos de cronotipo: Leão, Lobo, golfinho e urso. No Brasil nos referimos sobre os tipos de cronotipos como: matutino, vespertino ou intermediário
- Cronotipo de urso
A maioria das pessoas se enquadram nessa categoria. Os padrões de sono e vigília dos ursos seguem o sol e eles não têm dificuldades para dormir. São do cronotipo matutino, estão prontos para tarefas intensas nas primeiras horas do dia, sentem um leve cansaço após o almoço e precisam ir para a cama cedo.
- Cronotipo de leão
Leões acordam cedo. Podem se levantar facilmente antes do sol nascer e realizar boa parte de suas tarefas antes que os outros cronotipos acordem, no entanto, por causa de suas manhãs cheias de ação, eles tendem ter bem menos energia durante a tarde e à noite.
- Cronotipo de lobo
Os lobos estão no cronotipo vespertino extremo. Eles costumam ter maior dificuldade para acordar cedo e aproveitam a onda de produtividade no momento em que o resto do mundo diminui. São aquelas pessoas que rendem melhor à noite, mas precisam prolongar o descanso no período da manhã.
- Cronotipo do golfinho
Os golfinhos podem ou não ter uma rotina regular de sono. Como possuem o sono leve, acordam frequentemente durante a noite e muitas vezes sentem que não dormem o suficiente. Muitos golfinhos lutam para adormecer porque não conseguem desligar o cérebro quando estão prontos para dormir. Seu cronotipo é intermediário e o desempenho máximo ocorre entre o meio da manhã até o início da tarde.
Mas porque eu como agilista tenho que conhecer esse tema?
A princípio, se pensar em time de alta performance, esse é um assunto interessante para conhecer. Em suma, segundo o Instituto Internacional de Melatonina (IiMEL), da Universidade de Granada, na Espanha, existe uma predisposição natural que cada indivíduo tem de sentir picos de energia ou cansaço, de acordo com a hora do dia.
Realmente, faz sentido pensar no momento em que as pessoas têm mais energia e quando estão em um pico mental para maximizar o sucesso do time.
Uma dica importante é que você pode agendar as reuniões ou direcionar alguma situação estratégica em horas centrais, entre, digamos, 10h e 15h, para acomodar horários produtivos de vários cronótipos.
Na internet tem testes disponíveis, mas caso não se sinta confortável em solicitar as pessoas que o façam, não precisa porque provavelmente vocês perceberão no dia a dia aquele cronotipo que mais se difere dos demais, que é o Lobo.
Em síntese, se tem um membro do time que começa a trabalhar as 10hs, outro as 7hs enquanto o outro sai mais cedo e trabalha em casa à noite, saiba que provavelmente são cronotipos diferentes e que essa abertura de poder fazer esses horários diferentes, podem estar beneficiando a produtividade do seu time.
Hoje a maioria das empresas de software tem um horário núcleo e uma certa flexibilidade nos horários, então pode-se formar um time com diferentes cronotipos com alta performance.
Se a empresa não tem flexibilidade de horários, vale entender, que um time com membros de cronotipos diferentes com horário fixo de trabalho obrigatório para todo mundo, pode fazer uma boa performance, mas é mais difícil alcançar um nível ótimo.
Exemplos reais:
Em um time aqui da área, a algum tempo atrás, uma agilista informou que um membro do time dizia que gostava mais de trabalhar a noite, que ela achava que rendia mais nesse horário. Aparentemente era um cronotipo Lobo. Estava dando algum rolo com desempenho dessa pessoa que estava a trabalhar de dia.
Ai eu falei para AM para ela ler sobre o tema cronotipos para ela entender e ver como poderia ajudar. E até analisar se a situação é essa mesma, ou o problema era outro.
Em conclusão, com as informações em mãos, ela poderá apresentar o tema e atuar junto a gestão e o time de forma a intermediar algum horário flexível e reuniões em horários bom para todos.
Esse não é o primeiro caso que escuto, há uns anos atrás, em outra empresa que eu trabalhava, tinha um membro de outro time, que desenvolvia noturno. Aparecia em poucos horários durante o dia, e o time estava incomodado. Me lembro que a agilista, já conhecia de cronótipos e foi conduzindo a situação.
E você, ja teve um membro de time com hábitos noturnos?
Fontes: https://blog.caffeinearmy.com.br/mente/seu-cronotipo-do-sono-e-a-chave-para-produtividade/
Informações sobre a autora: Jacqueline Viana é Agile Master por amor.
https://www.linkedin.com/in/jacqueline-mba-e-pmp