Horizontes de inovação pense em 5 dimensões ao invés de 3

No o Scrum Gathering Rio de 2023 assisti a palestra do tema horizontes de inovação e eu percebi que não tinha nada escrito sobre isso. Foi até bom porque nos foi apresentado um modelo atualizado.

Os horizontes de inovação é um framework estratégico desenvolvido pela McKinsey&Company, que visa organizar os projetos de inovação de uma empresa de forma balanceada para o curto e longo prazo, garantindo seu crescimento contínuo. Basicamente:

Horizonte 1: maturidade e estabilidade do negócio (curto prazo até 03 anos): produtos já desenvolvidos e conhecidos pelo mercado, soluções estáveis e que geram receita/ sustento para a organização. A inovação ocorre aqui como algo incremental dentro do portfólio já existente. metas: ROI, Saving, Payback.

Horizonte 2: crescimento rápido do negócio (03-05 anos): um futuro próximo, baseado em tendências e incorpora algo do futuro. Requer investimento, pesquisa, desenvolvimento e criação de novos produtos, aproveitando as experiências do passado. Metas: churn e NPS no cliente.

Horizonte 3: negócio emergente (mais que 05 anos): um futuro mais distante. São ideias e novas soluções revolucionárias que não sabemos se irão dar o sustento necessário. É experimento prototipado, que aborda algo que nem foi criado ainda, mas que poderá ser uma necessidade futura. Metas: Provas de conceito e avanço em ecossistemas.

No evento foi apresentado que as empresas devem pensar em 5 dimensões ao invés das 3 que conhecemos. Nos foi acrescentado H0 e H4.

Horizonte 0 – Descarte: são as coisas mortas que deveríamos já ter abandonado há algum tempo e continuamos a investir energia. Projetos falidos que não contribuem nem para o presente, nem para o médio e nem para o longo prazo.

Horizonte 4 – Sustentabilidade: Projetos que em alguma instância, passa por métricas do propósito e de impacto no mundo. Espaços de abstração e construção de futuros não mapeados nas estratégias tradicionais, mas aspirados todos os dias na busca dos líderes por sentido e impacto para ordenar o caos do mundo.

A estratégia precisa encontrar formas de o mais rápido possível abandonar H0, ganhar eficiência em H1, colocar energia para fazer H2 e abrir-se para H4.

fontes: Scrum Gathering 2023 e O líder e a estratégia: Do H0 ao H4 | LinkedIn Felipe Urbano.