Lei de Little: entenda facilmente e explique facilmente
John Little, professor do MIT, criou a Lei de Little na década de 1960. Sua pesquisa revolucionou o campo da gestão de operações e logística, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de metodologias ágeis.
Para obtermos time de alta performance precisamos, entre outras coisas, aumentar a vazão de entrega, com qualidade claro. Uma das maneiras de fazer isso é limitar o trabalho em progresso do time.
O problema é fazer o time comprar a ideia de que fazer menos itens por vez traz aumento de vazão e com qualidade. Então, eu apresento um slide para os times com a fórmula para explicar a lei e fazer eles entenderem a importância de limitar o WIP.
Pensa que essa galera de tecnologia é de exatas, então nada como uma matemática para ajudar o convencimento.
A lei de Little aplicada ao método Kanban usa a relação das médias das 3 variáveis:
- WIP (Work In Progress — itens de trabalho em progresso)
- Throughput (vazão ou itens de trabalho entregue)
- Lead time (tempo que o item fica dentro do fluxo incluindo os tempos de espera)
Segue o slide que apresento para os times. A Leitura é a seguinte: precisa reduzir o WIP para aumentar a quantidade de itens entregues (vazão) em menos tempo (lead time).
Alguém pergunta, e a qualidade? Quando o time faz um item por vez a qualidade melhora, pois a pessoa esta dedicada sem mudança de contexto, tem foco e mais profundidade no que esta fazendo.