Semiótica

Assisti a palestra do fera Juliano Ribeiro sobre Semiótica e fiquei encantada. Pensei preciso escrever sobre o que ele explica. “Semiótica é o estudo dos processos de signos, que são qualquer atividade, conduta ou processo que que representa algo para alguém. Um signo é definido como qualquer coisa que comunica algo, geralmente chamado de significado, ao intérprete do signo.”

  • Objeto
  • Signo (imagem que representa os significados);
  • Tradução (significado derivado).

Os signos e seus significados são diferentes para cada pessoa. Olha esse exemplo:

E o que tem isso a ver conosco Agilistas??? Nós como agente de mudanças precisamos saber como conduzir as pessoas a seguirem numa direção.

Veja, quando chegamos na empresa trazemos um modelo de agilidade a ser seguido. Perceba que as pessoas já tem sua cultura, hierarquia, jargões, ritos próprios etc.

Você agilista está atacando a identidade deles, ou seja, os seus signos e significados, que estão ali a anos. O significado que as pessoas atribuíem as coisas pode variar conforme a sua experiência prévia.

Ao serem apresentados a novos símbolos, como conceitos ágeis, as pessoas costumam tentar interpretar aquilo de acordo com os símbolos já existentes, como eles reconhecem. Não há imediatamente um processo longo de aprendizado para adquirir novos símbolos.

Ao lidar com mudanças é preciso evolução, ou seja, métodos revolucionários costumam não funcionar bem. Um ideia apresentada pelo Juliana é tentar satisfazer alguma dor primeiro, ou seja, ganhar as pessoas para abrir a porta de um caminho a trilhar com futuras mudanças.

Fonte: Explicando a semiótica – Aspercom Educação Corporativa