Timeboxing, Harvard e Agilidade
Em um estudo realizado com 100 hacks de produtividade, o mais “útil” segundo Harvard é o timeboxing.
Com o empréstimo do termo da Agilidade, não é somente no nome que as técnicas se parecem. Pois timeboxing nada mais é do que organizar as suas tarefas num período de tempo. Não te lembra nada não Agilista?
Na técnica citada por Harvard usa-se o calendário para listar as tarefas durante os dias, então o timebox é por dia.
Em equipes ágeis usamos a ferramenta Kanban para listar as tarefas com um timebox que são as cadencias estipulado por semana ou semanas.
Quando se tem uma Sprint no Scrum se tem uma lista de itens no TO DO que deverão ser realizados em um timebox, que pode ser de uma semana, duas semanas etc.
Timebox e Timeboxing são similares. Mas por que fazer esse paralelo?
Porque os benefícios são os mesmos para o individual ou para um time ágil, então encontramos mais uma opção de um forte argumento para utilizar em algum momento de uma transformação ágil.
Se você esta aqui no Blog e não leu ainda o artigo técnicas de argumentação, eu vou te adiantar que uma delas é o uso de autoridade. Ela visa chegar a um convencimento do outro usando um nome forte, quase que incontestável, uma autoridade mesmo no assunto abordado. Nesse caso, aqui usaremo o nome Harvard.
“Não sou eu quem está falando, é Havard!”
Não sei vocês mas se é Harvard quem está falando dos benefícios do timeboxing, quem sou eu para discordar?!
Benefícios:
- Bloqueia as distrações para esse período de timebox. Interrupções constantes nos tornam menos produtivos e consequentemente menos felizes. Timebox traz felicidade.
- Cria um ambiente de foco, reunindo a equipe para alcançar algo completo e significativo. A lei de Parkinson afirma levianamente que o trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para sua conclusão. Embora seja uma observação irônica, a maioria de nós admitiria que há alguma verdade nisso. Então timebox traz produtividade.
- Permite o posicionamento relativo do trabalho, pois sei o que tenho que fazer em um período de tempo.
Em conclusão, se você como eu, já lidou com resistência das pessoas ao cenário de mudanças, com certeza você dará o maior valor a esse artigo e vai deixar guardado na manga. Lembre-se argumentação usando autoridades no assunto.
Fonte: Como o Timeboxing funciona e por que ele o tornará mais produtivo (hbr.org)