Disfunções nas empresas que atrapalham a estratégia
Como ser uma empresa referência de mercado?? Como ter uma estratégia de sucesso? Como saber se o investimento que esta sendo feito é de fato uma melhoria? Como saber se é uma entrega de valor que gera impacto?
Lembra do Nubank com a questão do lucro negativo e os clientes dele se ofereceram a pagar as taxas para não perder o banco? Como seguir esse exemplo e ter essa fidelização do cliente, e sem promoção, desconto, ofertas etc?
Um bom passo é identificar as disfunções na empresa que atrapalham a estratégia:
- A estratégia definida por poucas pessoas, normalmente vindo de analise de concorrentes.
- Inovações em uma área específica, e acontece que os aprendizagens não permeiam a organização do que precisa ser inovado. Não muda o DNA da organização.
- Mar de métrica, muitos dados mas sem clareza de qual são as métricas meio que vão gerar resultado para o negócio. Quais métricas deve-se alavancar para gerar resultados?
- As pessoas que tem o contato com cliente são as mais desempoderadas, de maior turnover e não tem poder para influenciar a estratégia da organização. Há uma desconexão do dia a dia do cliente e a estratégia macro.
- As empresas não estão usando os dados, como por exemplo as ligações com reclamações, para mudar a estratégia, dar uma virada para se reposicionar.
- Confronto entre a área de negócios que defende que o negócio seja economicamente saudável com a área que defende a experiência do cliente.
- Não saber qual o propósito o seu cliente tem para escolher a sua empresa e o seu produto.
- Não saber quais são as métricas que o cliente usa para tomar decisão de escolher o produto da empresa.
- Não saber qual é a diferencia da empresa em relação aos outros players de mercado.
- Não saber qual o posicionamento que faz a conexão entre as entregas e o lucro.
- Quando descobre o propósito, a empresa se predispõe a atender todos os propósitos de todos os clientes, e vira uma empresa medíocre.
Uma vez identificado quais dessas disfunções estão presentes na empresa é hora de tratar e sanar esses problemas.
Um framework bacana que ajuda a tratar essas questões e fazer uma estratégia de sucesso é o Fit for Purpose. Ele parte da premissa que deve-se buscar o Propósito do cliente para estruturar o produto.