Empatia: um respeito às pessoas

“A empatia é o caminho que vai nos levar a uma sociedade mais justa, equilibrada e feliz”. Roman Krznaric

As mudanças trazidas com a tecnologia transformaram significativamente a forma com que nos relacionamos com as pessoas. Se por um lado temos acesso a todo tipo de conteúdo, por outro, o excesso de canais de comunicação disponíveis nos afastam delas.  Por esse fato, as relações interpessoais estão cada vez mais escassas.

Nesse cenário, se buscarmos mitigar esse déficit através de um contato, uma aproximação com o nosso interlocutor, ou por meio da comunicação interpessoal, precisamos dispor de ferramentas para nos permitir criar essas conexões com os outros.

A empatia é um desses recursos capazes de transformar a maneira como nos relacionamos, uma vez que o conceito é definido, em linhas gerais, como a capacidade de nos colocar no lugar do outro (LIMA, 2016).

O que é empatia?

https://atitudeparafelicidade.blogspot.com.br/2016/04/empatia-do-grego-in-para-dentro-e.html

Estamos caminhando para um mundo cada vez mais complexo, e essa complexidade aumenta a velocidade das mudanças, além, da forma de interação entre as pessoas. Dessa forma, ao incluir a empatia no nosso dia a dia, temos que respeitar o nosso tempo e limites. Pois todos nós sabemos que, para alcançar o sucesso nessa caminhada, é preciso muita persistência.

A literatura em geral aborda três tipos de empatia, porém, variam bastante na sua interpretação. A falta de consenso se justifica por se tratar de tema ainda recente e que muitos estudos e discussões ainda estão por vir.

De uma maneira geral, os três tipos de empatia são:

  • Empatia Cognitiva“Eu posso enxergar de seu ponto de vista e falar para você compreender. ”Uma visão empática cognitiva é chave no entendimento inicial do problema a ser resolvido assim com durante a construção dos perfis dos usuários.
  • Empatia Emocional “Eu sinto com você, sei como reage. Por isso, posso dar conselhos. ”Permite contribuir nas sessões de brainstorming/co-criação, influenciando ideias, propostas e visões
  • Empatia Compassiva ou Preocupação Empática “Eu sinto que você precisa de ajuda e vou ajudar. ”A empatia compassiva dever ser catalizador das nossas ações para materializar as nossas ideias, mediante protótipos, validações e futuras implementações

REFLEXÃO

Um profissional que consegue ser empático com as pessoas, aumenta consideravelmente as chances de sucesso, isso porque ao respeitar os outros, se torna admirado e respeitado simultaneamente.

A partir de agora, pense e reflita um pouco sobre suas últimas atitudes, seja na sua vida pessoal ou profissional. Em como você está lidando com as pessoas ao seu redor, se está sendo justo ou cruel.

 

Se coloque no lugar das pessoas em que convive e avalie com sinceridade se gostaria de ser tratado da mesma forma ou não.

Referências

LIMA, M. Por que a empatia é uma ferramenta poderosa de comunicação? Lugar de Gente – Sistemas Humanos, 2016. Disponivel em: <https://www.lg.com.br/blog/por-que-a-empatia-e-uma-ferramenta-poderosa-de-comunicacao/>. Acesso em: 05 dez. 2017.


Colaboradora
Informações sobre a autora:
Tatiana Lima é Especialista de tecnologia de informação 
e comunicação  na OI.