Team Barometer para dinâmica de Retrospectiva
Escrevi esse artigo após eu ter participado do 15 Agile Beer, no Rio de Janeiro, onde o Pedro Cortez que trabalhava na OLX, nos apresentou o Tema: Team Barometer, ou barômetro do time, que nada mais é que um termômetro para entender como anda seu time.
No Scrum, muitas retrospectivas são focadas, em como podemos resolver problemas, ou como podemos melhorar nosso trabalho. Mas, é necessário termos um tempo, para dedicar em discutir, sobre o time ágil em si. E a forma de como os membros podem construir confiança, e se tornarem um time de verdade.
Patrick Lencioni descreve no seu livro as cinco disfunções de um time:
Figura 1: 5 disfunções de um time – Fonte: http://agile.pub/facilitacao/as-disfuncoes-que-assombram-um-time/
Afinal, observa o que acontece com times ágeis disfuncionais:
Figura 2 – Times disfuncionais- Fonte: https://www.slideshare.net/rafaeltargino2/tdc-floripa-2017-team-barometer-um-termmetro-como-anda-o-seu-time
Definitivamente, nós não queremos isso, daí a importância de cuidar dos times ágeis.
Durante o evento, nós utilizamos um aplicativo para celular, chamado Kahoot (http://Kahoot.it), para simularmos a dinâmica. Mas, do mesmo modo, pode-se fazer e imprimir em papel.
Em suma, consiste, em apresentar aos profissionais, cartões com um titulo que descreve uma característica do time ágil e duas frases:
- Uma frase na cor verde reflete o caso positivo
- Uma frase na cor vermelha reflete o caso negativo
- O verde e o vermelho representam os extremos, se não for o caso, votar no cartão amarelo.
Antes de mais nada, para obter as questões, que são baseadas no livro do Patrick Lencione, acesse os links na fonte de pesquisa desse artigo.
Figura 3 – Exemplo de cartões – Fonte: https://www.slideshare.net/rafaeltargino2/tdc-floripa-2017-team-barometer-um-termmetro-como-anda-o-seu-time
Em conclusão, cada membro do time vota em uma das cores, e essa votação não deve refletir o comportamento da pessoa que vota, mas sim, a percepção de como o time se comporta.
Sob o mesmo ponto de vista, nós optamos por fazer a dinâmica de foma anônima, ainda mais que, o aplicativo permite isso.
Enfim, o aplicativo também gera uma planilha em Excel com o resultado. Dessa forma, pode-se propor discussões na equipe, principalmente nos itens que estão mais vermelhos.
Abaixo, vemos dois exemplos dos resultados sendo apresentados através de facilitação visual para que haja a interação da equipe na resolução dos problemas.
Figura 4 – Exemplo de resultados – Fonte: https://www.slideshare.net/rafaeltargino2/tdc-floripa-2017-team-barometer-um-termmetro-como-anda-o-seu-time
Fontes:
https://onedrive.live.com/view.aspx?resid=F730865936FC55F8!154755&ithint=file%2cpptx&app=PowerPoint&authkey=!ADO6ey6ymEPM3Tg
Informações sobre a autora:
Jacqueline Viana é Scrum Master na Concrete Solutions, e é apaixonada por agilidade.
Cofundadora Agile Pink