Training from the Back of the Room
È um modelo que foi criado pela Sharon Bowman que estuda a mais de 15 anos sobre aprendizado. Essa abordagem utiliza neurociência cognitiva, ou seja, técnicas de aprendizagem baseadas no cérebro.
Antes de mais nada, esse conceito é reconhecido internacionalmente como um dos quadros mais eficazes para a aprendizagem acelerada. Mas quem usa isso Jac? È uma Técnica usada pela IC Agil para facilitações além de instituições de ensino modernas.
Mas por que o agilista deveria saber disso?
Em síntese, essa é uma abordagem para aprender, treinar, apresentar e facilitar. São técnicas que podemos utilizar para tornar nossas facilitações o mais amigável possível e poder aumentar a nossa eficácia;
Enfim, para nós como facilitadores de times ágeis, o que é mais importante: que as pessoas nos escutem ou que elas aprendam?
Dessa forma, veja a imagem abaixo, e perceba que a educação formal representa uma alternativa ruim em relação à aprendizagem natural e espontânea.
Em suma, forçar aprendizado e/ou grandes mudanças nas pessoas pode ser visto como uma ameaça. Por isso, em vez disso, é melhor criar segurança psicológica, estimular a curiosidade e dar feedback de forma a continuar o diálogo, em vez de encerrar as discussões nos eventos.
6 princípios de aprendizado moderno (6 trumps)
Escrever mais do que ler:
De antemão, pense sempre em escrever e desenhar os assuntos que deseja aprender para fixar o aprendizado. Será por que eu escrevo artigos né???? Pense nisso quando for fazer alguma facilitação, palestra etc. Aplique dinâmicas em que você estimule as pessoas a fazerem resumos e desenhos.
Curto mais que longo:
Definitivamente, faça falas curtas e altere com atividades, por exemplo, faça as pessoas andarem, falarem ou praticarem.
Diferente mais do que igual:
Faça facilitações ou apresentações diferente do que todo mundo faz. Dessa forma, não fique só falando e falando e falando. Use a criatividade.
Imagens mais do que palavras:
Já ouviu a frase quer que eu desenhe? Não é a toa né!!! Dessa forma, tenta diminuir a palavras dos ppt e coloque imagens. Faça as pessoas desenharem.
Falar mais do que ouvir:
Quando você faz as pessoas discutirem os assuntos elas absorvem mais dos assuntos do que só ficar te ouvindo falar por horas.
Se movimentar é melhor que sentado:
Se movimentar oxigena o cérebro e você ganha 20% a mais de absorção de conteúdo.
Mapa dos 4 Cs
De acordo com o que entendemos dos princípios modernos de aprendizado, vamos aplica-los seguindo a abordagem dos 4Cs.
- C1 Criando conexão com as pessoas antes de falar qualquer assunto
Pode-se usar Icebreakers e retrato falado colaborativo por exemplo, e esse aliais é feito em pé). Também realizar pesquisas, coletar expectativas, fazer acordos etc.
- C2: Iniciar o assunto que o aluno aprenderá
Comece contando uma história, depois entre com o conceito em si. Lembra de falar pouco e intercalar com atividades de aprendizado como: Mito ou fato, Kahoot ou folhas de preenchimento. Se for usar ppt que seja com imagens e poucas palavras.
- C3: Hora de colocar em prática
Faça um atividade ou simulação para experimentar o tópico. Use jogos, discussões, resumos coletivos com desenhos ou façam ensinarem o que aprenderam um para os outros.
- C4: Concluindo
Os participantes devem avaliar o que aprenderam pensando como aplicá-lo. Use atividade de aprendizagem como perguntar quem usa o que foi apresentado . Faça as pessoas estruturarem um plano de ação para usarem o que aprenderam ou estimule discussões.
Pense nesses 4 Cs para você se preparar para sua próxima apresentação, facilitação e reunião.
Para finalizar segue o Manifesto Ágil para aprendizagem criada pela Sharon:
Informações sobre a autora: Jacqueline Viana é Scrum Master e agilista por amor.
Gostei, e uma boa ferramenta para nós, agilistas.
Que bom que gostou!