Minha primeira experiência com trabalho remoto com time ágil
Sobre a minha experiência com trabalho remoto, até então, eu tive time misto onde 70% estava junto de mim no Rio de Janeiro dentro da empresa e 30% estava remoto em Recife também dentro da empresa. Fazíamos a daily todos os dias por skype corporativo, e os eventos na sala de reunião com videoconferência também corporativo.
Fato é que nunca tive um time 100% remoto até a pandemia do Covid-19. Foi uma situação inesperada para mim, e eu vim aqui contar um pouquinho como fizemos para responder as mudanças.
Daily e Reuniões de alinhamento
Em suma, para as dailys e reuniões entre o time para alinhamentos, fizemos via videoconferência usando a ferramenta Zoom, porém houve uma divulgação que a ferramenta foi bloqueada pela Anvisa, por falha de segurança, por isso, passamos a usar o Webex do cliente.
Fluxo de Trabalho
Em síntese, para acompanhar o fluxo de trabalho usamos a ferramenta trello, que eu já usava em projetos pessoais, e agora coloquei a prova no projeto profissional, e estou gostando muito.
Para a execução do fluxo de trabalho remoto a nossa empresa disponibilizou a VPN (Virtual Private Network), ou “Rede Virtual Privada” cria uma rede de comunicações entre computadores e outros dispositivos que têm acesso restrito a quem tem as credenciais necessárias..
Sprint Retrospectiva
Falando de retrospectiva, primeiramente, eu solicitei no linkedin sugestões de ferramentas para trabalhar retrospetivas de forma remota. Tive muitas respostas e agradeci a todas, daí visitei e testei cada uma delas junto com um desenvolvedor. Navegamos ao mesmo tempo fazendo testes, e foi ótimo ter o olhar e a opinião dele também sobre as ferramentas.
A princípio, como resultado desse diagnóstico, eu sugeri ao time o próprio trello para realizarmos a retrospectiva, por que achei mais simples, mais intuitivo além de ser grátis, e o time concordou.
E assim foi, fiz minha retrospectiva no Trello, e vou explicar como foi o procedimento:
- Fiz um quadro chamado retrospectiva com 4 colunas: a primeira coluna para o que foi bom na Sprint, a segunda coluna para o que precisa melhorar, uma quarta coluna para o plano de ação e uma quinta coluna de DONE.
- Iniciado a cerimonia todos os integrantes foram escrevendo os seus post its ao mesmo tempo, como fazemos no ambiente físico, a fim de preencher as duas primeiras colunas (BOM e a MELHORAR).
- Através do Zoom conversamos sobre cada post it, e puxávamos para a coluna DONE antes de passarmos para o próximo. Essa coluna Done foi uma forma que eu encontrei de fazer a facilitação da cerimonia, para que ninguém se perdesse na discussão.
- Ao longo da retro fomos preenchendo a coluna do plano de ação quando necessário.
A retro foi um sucesso, deu super certo.
Sprint Planning
Sobre a Planning, adivinha? Do mesmo modo, também utilizei a ferramenta trello. Eu fiz dessa forma:
- Usei o próprio quadro que está o fluxo de trabalho do time, aquele Kanban do dia a dia sabe. Ali eu abri uma coluna AGENDA e puxei para ser a primeira, dai coloquei os tópicos para me ajudar a conduzir a facilitação desse evento.
- Na coluna de Backlog da Sprint, que já faz parte do fluxo, eu previamente coloquei as candidatas para a Sprint.
- A PO fez a priorização das candidatas colocando na ordem de maior valor para o cliente.
- O debate de dúvidas foi feito via videoconferência, assim como a votação dos pontos dos itens de backlog.
- POr fim foi o cadastro das atividades dos itens de backlog priorizado e pontuado.
Uma reflexão importante é que se eu tivesse feito a Planning com outra ferramenta, ou até mesmo em outro quadro do trello, eu ia ter o trabalho de te que migrar os dados, fazendo necessário um intervalo de tempo de espera do time, até que pudessem cadastrar as suas atividades. Olha o desperdício de tempo, olha o gargalo, olha o stress. Utilizando o próprio quadro do dia a dia deles evitamos tudo isso.
Vocês devem estar pensando o que eu fiz com a coluna agenda, eu respondo, ela que estava em primeiro eu puxei para o último, pois vou usar novamente para facilitação na próxima Planning.
Sprint Review
Sobre a Sprint Review é decisão do cliente que a Product Owner apresente os resultados aos solicitantes das demandas. Não tivemos contato remoto com eles.
Conclusão
A conclusão que eu cheguei é a seguinte, não preciso de sofisticação, o simples atende bem e evita tempo com aprendizado de ferramentas complexas evitando o stress, evita pagamentos de licenças desnecessárias e evita até retrabalho.
Dessa forma, o saldo foi positivo pois o time conseguiu entregar a Sprint com sucesso e já iniciamos outra. Em quase três semanas de trabalho remoto eu achei a produtividade excelente, a comunicação eficaz, o comprometimento satisfatório. Estou tendo uma experiência muito boa.
È isso espero que ajude ai a quem ainda vai fazer as suas cerimônias Scrum!
Informações sobre a autora: Jacqueline Viana é Scrum Master e é apaixonada por agilidade.
https://www.linkedin.com/in/jacqueline-mba-e-pmp
vou tentar baixar os porjetos